Processo de Ativação de uma "Instalação Solar"
Quais os momentos do processo de ativação de uma “Instalação Solar”?
O processo de ativação de uma instalação solar em 6 etapas:
1 Simulação –
Uma Simulação rigorosa e baseada nos hábitos de consumo do cliente é determinante para que, no momento da contratação, este opte por uma solução adequada às suas necessidades. Com uma Simulação bem realizada serão evitados erros de subdimensionamento ou sobredimensionamento da instalação. Assim, é recomendado que, antes de avançar com a instalação solar, o cliente opte sempre pelo kit sugerido no seu relatório de Simulação.
2 Agendamento da instalação –
Uma vez feita a Simulação, o cliente será contactado para o agendamento da sua instalação. Nesse momento de contato será feita uma análise à sua Simulação no sentido de garantir que esta, está em linha com o que efetivamente são os seus hábitos de consumo. Por fim, ser-lhe-á sugerido a data para realização da sua instalação mediante a disponibilidade de ambas as partes.
3 Instalação Solar -
A instalação solar pressupõe que são instalados todos os equipamentos necessários à produção de energia solar (painéis solares, microinversores ou inversor central consoante a solução adotada, meters para monitorização de consumos). A par da conclusão da instalação, a Empresa, mediante o consentimento do cliente, envia a documentação necessária sobre a sua instalação para a DGEG para que esta possa ficar oficialmente registada como instalação em regime de autoconsumo. Uma vez concluído o processo de registo a DGEG informa o ORD (E-Redes) que a instalação já se encontra registada e pronta para a ativação do Settlement (Saber mais no ponto 6).
4 Início da produção solar -
Após a conclusão da instalação solar, o sistema começa imediatamente a produzir energia para autoconsumo. Existem, no entanto, alguns contadores que não permitem contabilização desta energia produzida, como os contadores antifraude ou mecânicos. Caso tenha um contador deste tipo, este será devidamente identificado no momento da sua instalação e será reportado à E-Redes a existência do mesmo, para que possa ser feita a substituição por um contador inteligente bidirecional (Saber mais no ponto 5).
Embora seja, desde o princípio uma mais-valia para o cliente, o sistema solar que instalou será otimizado mediante ativação do Settlement. Este sistema irá permitir quantificar saldos energético da habitação do cliente a cada quinze minutos e não de forma instantânea. (Saber mais ponto 6)
5 Instalação contador bidirecional -
A existência de um contador inteligente bidirecional é determinante para o ótimo funcionamento da instalação, visto que este regista o consumo e produção de eletricidade a cada momento e comunica-o de forma automática, sem necessidade de intervenção manual. Quando esta funcionalidade estiver ativa, o cliente irá receber uma comunicação da E-Redes com essa informação. Até lá aconselhamos que continue a enviar as leituras do contador periodicamente.
6 Settlement – Contador inteligente -
O Settlement é um modelo de contabilização de energia para instalações em autoconsumo e permite que, a cada 15 minutos, seja apurado o saldo entre a eletricidade que a habitação consumiu e a que injetou na rede. Este modelo de contabilização, em vigor desde 2020, é vantajoso pois permite tirar o maior partido da produção solar e assim maximizar as poupanças na fatura. A ativação do Settlement é de responsabilidade da E-Redes.
Até a ativação do Settlement estar concluída, a energia produzida não será desperdiçada, no entanto, o saldo energético da habitação será apurado de modo instantâneo.
CONSTRUSERV, Unipessoal Lda